segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NR10 É Lei

NR10 - Norma de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Abaixo está o link da NR-10 comentada, para fazer o download clique com o botão direto no link abaixo e selecione a opção: Salvar Destino como, ou apenas faça a visualização online.

http://www.housepress.com.br/siteprysmian/pdf/NR-10Comentada.pdf

Eng.º josé Valderi Cavalcante Silva

EMail: josevalderi62@gmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PORTAL PROCOBRE



 
O PROCOBRE - Instituto Brasileiro do Cobre.
Pesquise e estude sobre eficiência e qualidade da energia elétrica
Portal:
LEORNARDO ENERGY que pode ser acessado em português no seguinte endereço:
http://leonardo-energy.org/portugues

Eng. José Valderi C. Silva

EFEITOS DAS HARMÔNICAS EM TRANSFORMADORES



O grau com que harmônicas podem ser toleradas em um sistema de alimentação depende da susceptibilidade da carga (ou da fonte de potência). 

Os equipamentos menos sensíveis, geralmente, são os de aquecimento (carga resistiva), para os quais a forma de onda não é relevante. Os mais sensíveis são aqueles que, em seu projeto, assumem a existência de uma alimentação senoidal como, por exemplo, equipamentos de comunicação e processamento de dados.
 No entanto, mesmo para as cargas de baixa susceptibilidade, a presença de harmônicas (de tensão ou de corrente) podem ser prejudiciais, produzindo maiores esforços nos componentes e isolantes.

Também neste caso tem-se um aumento nas perdas. Harmônicas na tensão aumentam as perdas  ferro, enquanto harmônicos na corrente elevam as perdas  cobre.
 
A elevação das perdas cobre deve-se principalmente ao efeito pelicular, que implica numa redução da área efetivamente condutora à medida que se eleva a frequência da corrente.
Normalmente as componentes harmônicas possuem amplitude reduzida, o que colabora para não tornar esses aumentos de perdas excessivos. No entanto, podem surgir situações específicas (ressonâncias, por exemplo) em que surjam componentes de alta freqüência e amplitude elevada.  Além disso o efeito das reatâncias de dispersão fica ampliado, uma vez que seu valor aumenta com a frequência.

 Associada à dispersão existe ainda outro fator de perdas que se refere às correntes induzidas pelo fluxo disperso. Esta corrente manifesta-se nos enrolamentos, no núcleo, e nas peças metálicas adjacentes aos enrolamentos. Estas perdas crescem proporcionalmente ao quadrado da freqüência e da corrente.
Tem-se ainda uma maior influência das capacitâncias parasitas (entre espiras e entre enrolamento) que podem realizar acoplamentos não desejados e, eventualmente, produzir ressonâncias no próprio dispositivo.

Eng. José Valderi Cavalcante Silva
   EXERGIA  Consultoria Técnica




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aterramento , Capacitores e Disjuntores DR

* Aterramento Elétrico é Lei. Toda instalação elétrica deve ter um projeto de aterramento elétrico.
   A falta de um bom aterramento prejudica a instalação do DR

*Ao instalar capacitores para corrigir o Fator de Potência e reduzir as multas nas contas de energia devemos  fazer um estudo e verificar se há presença de harmônicas de tensão e corrente, todavia hoje temos instaladas cargas não lineares ( cargas eletrônicas ).
A instalação de capacitores sem um estudo criterioso das variações das tensões pode até queimar
equipamentos eletrônicos.

* O uso de dispositivos DR é obrigatório para a segurança do ser humano, conforme consta na NR_10 Segurança em instalações elétricas e serviços em Eletricidade.

Eng. José Valderi Cavalcante Silva
  Especialista em economia de energia

domingo, 16 de outubro de 2011

Estudos de economia na utilização da energia

Consultorias em economia de energia, com diagnósticos energéticos.

.
Consultorias em Qualidade da Energia analisando as quedas de tensões.

Maior produtividade com análise do consumo especifico e custo especifico
no setor produtivo.

Estudo para implantar Fontes alternativas de energia com eficiência energética.