O desperdíçio de energia elétrica no Brasil é extremamente elevado, as estatísticas indicam que o potencial de redução de desperdíçio em prédios já construídos pode atingir 30%, e em novas construções esse valor pode chegar a 50%.
Para possibilitar reduções dessa ordem, é necessário empregar padrões arquitetônicos adequados, especificações de materiais, equipamentos energeticamente eficiente e principalmente adotar critérios de projetos racionais.
Os ganhos com a eficiência energética são mais efetivos quando o trabalho nasce e acompanha todas as fases do empreendimento, ou seja, a escolha das tecnologias, o projeto, especificações dos equipamentos e montagem das instalações.
Na fase do projeto os fatores que afetam substancialmente o desempenho e a eficiência das instalações são os seguintes:
- Arquitetura Bioclimática ( climático e energético);
- A correta escolha dos materiais de construção do prédio;
- A arquitetura do sistema de distribuição de energia;
- O dimensionamento específico do sistema elétrico e dos equipamentos de uso final.
A tarefa que a EXERGIA assume é a de assessoramento na elaboração de projetos, visando a construção e a implantação de novos empreendimentos com técnicas de projetos, visando a construção e a implantação de novos empreendimentos com técnicas de uso racional de energia. Os resultados podem ser mostrados através da relação custo/benefício obtida na implantação do projeto.
Fonte: PROCEL EDIFICA
EXERGIA
Consultoria e Projetos em Economia de Energia.
Eng.º José Valderi Cavalcante Silva
E-Mail: josevalderi@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário